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Black Friday: reclame (mais) por um preço (um pouco) mais barato

Como acontece todo ano, a Black Friday passa e milhares de reclamações são registradas. Os motivos são inúmeros, de propaganda enganosa a problemas na finalização da compra. No entanto, neste ano pudemos observar que o volume de queixas foi maior que o do ano passado.

   De acordo com o Reclame Aqui, cerca de 4.800 reclamações foram feitas pelos consumidores desde as 11 horas de quarta-feira (27) até o meio-dia de sexta-feira (29), registrando um novo aumento no índice pesquisado pelo site. O número representa um aumento de 44% nas reclamações para 2018, quando o Reclame Aqui registrou, no mesmo período, cerca de 3.330 reclamações. 

   O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa, com 28,69% do volume, quase um terço de todas as reclamações. Logo depois, aparecem os problemas na finalização da compra, com 11,23%, e divergência de valores, com 9,44%. Muitas empresas iniciaram as promoções antecipadamente, então o atraso na entrega também está entre as queixas, em quarto lugar, com 7,83%. Em quinto lugar está o estorno do valor pago, 4,29%.

   Além disso, o Reclame Aqui também já confirmou que os produtos que mais geraram reclamações são os celulares (10,2%), tênis (6,67%), componentes, peças e acessórios (4,32%), TVs (3,7%) e cartões de crédito (3,64%).

   Muita gente teve grandes problemas com essa semana de Black Friday, enquanto outros aproveitaram os descontos felizes com o que conseguiram garimpar. Você tá em qual time?