Insights

Startup cria primeira carne à base de ar do mundo

Carne à base de ar? Temos! A startup Air Protein afirmou ter criado a "primeira carne à base de ar do mundo”. O alimento é feito a partir de elementos do ar transformados em uma substância que pode ser usada para criar carnes. Um ótimo dia para os vegetarianos e veganos!

A tecnologia por trás da carne envolve uma fermentação semelhante à da fabricação de iogurtes. E olha que incrível, essa ideia é usada pela NASA desde os anos 60 para a fabricação de alimento para os astronautas no espaço! Utiliza-se micro-organismos para converter CO² em comida.

O processo de transformação do ar em alimento se dá da seguinte forma: dentro de um fermentador, os micro-organismos naturais consomem CO² e uma mistura de “nutrientes minerais” para produzir um ingrediente que é 80% de proteína. Mais legal ainda é que todo o processo é feito a partir de energia renovável!

Em relação ao paladar, a Startup afirmou que a farinha de proteína não tem gosto forte, mas sim, neutro. Por isso, pode ser utilizada de formas variadas, não só para a produção de carnes, mas também pode ser um complemento para cereais, barras de proteína e shakes.

As notícias boas não param por aí! Além de tudo isso, é considerada uma "proteína completa", com o mesmo perfil de aminoácidos da proteína da carne bovina ou de frango. inclusive, há uma ótima notícia para os veganos: ela também possui vitaminas como a B12.

Estamos muito animados com essa informação! Mas como nem tudo são flores, a empresa afirma que ainda vai demorar um pouco para a carne ser lançada no mercado. Desde já estamos no aguardo!