Insights

Instagram

Os influenciadores digitais ganham cada vez mais espaço e seguidores nas suas redes sociais, e a monetização da sua "influência" hoje é ato comum de ações de marketing. Embora as marcas tenham resultados satisfatórios nas redes para divulgar seus produtos, essas personalidades conseguem atingir com muito mais eficácia e autoridade o público específico que certas marcas desejam.

Com a criação do recurso "Melhores Amigos" pelo Instagram, algumas dessas webcelebridades estruturaram uma nova estratégia de monetização dessa plataforma. Com assinaturas mensais cobradas de seus usuários para que sejam adicionados na lista de melhores amigos do Instagram e receber conteúdos exclusivos.

Esse novo método vem ganhando adesão de algumas blogueiras no mundo, como Virgínia Fonseca, que começou a cobrar R$ 14,90 por essa adesão à lista. Um case de sucesso é a influencer Caroline Calloway, que já põe em prática essa transação. Ela cobra R$ 8 por mês e ainda dá direito a uma teleconferência por uma hora.

Essa nova iniciativa vem gerando uma grande divisão de opiniões e até a criação de sistemas de cobrança visando ao sucesso desse método, mas nada oficial do Instagram.

Definitivamente, a rede deixou de ser apenas algo pessoal para compartilhar momentos com seus amigos e se tornou também mais uma mídia online.