Insights

Fim dos likes e mudança de comportamento dos usuários.

Muitas pessoas ficaram impactadas com o fim dos likes no Instagram. Concorda? O que a Celebryts, startup especializada em marketing de influência, descobriu foi que houve uma mudança no comportamento dos usuários da plataforma.

A pesquisa conduzida pela startup analisou o perfil de 340 influenciadores de todas as regiões do Brasil. O resultado obtido com o estudo foi que o total de posts publicados subiu pouco mais de 8%, enquanto o total de likes e comentários teve uma queda de 11% e 13%, respectivamente.

Fica claro para nós e também para o co-founder e CMO da Celebryts, Leandro Bravo, que o fim dos likes trouxe uma aparente “liberdade” para os usuários na hora de suas postagens. Leandro afirma que “avaliamos esse movimento como uma diminuição da pressão por resultados, o que resultou em mais liberdade para os criadores de conteúdo se expressarem de forma genuína”.

Os estudos ainda afirmam que número de engajamento diminuiu em 10% entre o primeiro e último dia da pesquisa. No entanto, ainda é cedo pra afirmar se é um comportamento permanente ou não dos usuários.