Insights

Brasil, o 2º maior mercado de podcast do mundo.

O Spotify, plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo, afirmou que o consumo de podcast no Brasil cresce 21%, em média mensal, desde janeiro de 2018. Nosso país é o segundo que mais consome podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O crescente mercado de podcasts abre muitas portas para os criadores de conteúdo em áudio. Inclusive, a audiência global de podcasts do Spotify cresceu mais de 39% do segundo para o terceiro trimestre deste ano. Esse crescente aumento também influenciou a quantidade de material produzido, chegando à marca de 500 mil podcasts na plataforma.

Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina, apontou que “queremos nos tornar a plataforma de áudio número um do mundo, estamos focados no áudio mais do que qualquer outra empresa global. O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope”.

Com o objetivo de aumentar ainda mais o número de usuários que escutam podcast, ocorreu nos dias 1 e 2 de novembro em São Paulo, o Spotify for Podcasters Summit. Evento que contou com a participação de dezenas de podcasters, palestrantes e especialistas no assunto. Rolaram muitas palestras e workshops que ensinaram mais sobre criação, produção e monetização de um podcast.

Por fim, temos duas listas que talvez possam te interessar:

Gêneros de podcast mais ouvidos no Spotify Brasil

1. Sociedade & Cultura
2. Comédia
3. Educação
4. TV & Filmes
5. Notícias
6. Negócios
7. Música
8. Religião & Espiritualidade
9. Lazer
10. Esportes

 

Top 10 Spotify Originals no Brasil em audiência

1. Café da Manhã
2. Não Ouvo Podcasts
3. KPAPO
4. Eleição na Chapa
5. Oêa: Copa Feminina 2019
6. Jogo de Damas
7. Reply All
8. Science Vs
9. Serial Killers
10. Xêpa / Não Salvo